iniciativa
Projeto levou a Educação Fiscal para as escolas
A iniciativa, que reuniu instituições das redes municipal, estadual e particular de Pelotas, se encerrou na tarde desta sexta-feira
Carlos Queiroz -
Ensinar e refletir sobre os fundamentos da educação fiscal aos jovens estudantes. Esse é o objetivo do projeto Observador Social Mirim, promovido pelo Observatório Social do Brasil - Pelotas. E para finalizar as atividades, na tarde da última sexta-feira, uma cerimônia - no auditório da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) - reuniu os estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares que participaram da iniciativa.
As atividades, que ocorreram pela primeira vez em Pelotas, foram desenvolvidas entre fevereiro e julho e contaram com a participação de 349 estudantes do 4º Ano do Ensino Fundamental, de nove escolas das três redes de ensino. A presidente do Observatório Social do Brasil - Pelotas, Ana Maria Silva, conta sobre a ideia de implementar a ação na cidade. "O projeto começou na cidade de Brusque em Santa Catarina e em Erechim aqui no Estado. Nós vimos como esse projeto gerou resultado positivos nesses locais e pensamos em trazer para cá. Com a pandemia tivemos que adiar, mas neste ano conseguimos colocar em prática", ressalta Ana Maria.
Assim, neste meio tempo, o projeto utilizou como base a cartilha, que contava com uma história em quadrinhos, produzida pela Receita Federal, que conta com ilustrações do cartunista pelotense André Macedo. Foi uma das ferramentas para os alunos aprenderem noções sobre a importância da educação fiscal e de conteúdos que fazem parte dela, como o cupom fiscal ou nota fiscal e tipos de tributos. "Esse projeto oportuniza a vivência dos rudimentos da educação fiscal e permite saber a origem e o destino dos tributos em todos os produtos consumidos pela família, e como saber que é necessário exercer o controle social para que esses tributos sejam bem aplicados em benefícios da população", compartilha.
Além disso, a coordenação relata que a equipe formada por voluntários também trabalhou com atividades, como a gincana, em que os alunos foram desafiados a reunir comprovantes fiscais. Assim, os mais de 300 estudantes, de 16 turmas de 4º Ano, juntos arrecadaram 9.241 cupons e notas fiscais, totalizando R$ 814.472,82.
Para tornar agradável um assunto distante
Um dos alunos que participou da gincana e que esteve no evento desta sexta-feira foi o Kauã Goulart. Ele comenta o que aprendeu e comemora o bom número de notas fiscais recolhidas. "Eu pedi ajuda da minha avó para a gente juntar as notas. A minha dinda também me deu várias notinhas e, no final, consegui juntar mais de 700. Teve um dia que só minha vó me deu cem. Foi bem legal participar", conta Kauã, orgulhoso ao mostrar o certificado.
Outro estudante que esteve no evento foi Davi Vieira, que contou sobre como foi a experiência. "Eu gostei muito do projeto, aprendi muitas coisas diferentes quando o pessoal ia na escola, principalmente sobre as notinhas. E também gostei muito da gincana, achei bem diferente e juntei umas 300, mas queria ter juntado mais".
O evento também reuniu personalidades como o juiz de Direito e coordenador do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) de Pelotas, Marcelo Malizia Cabral, que compartilhou a importância da iniciativa. "O desenvolvimento desse senso de cidadania nas crianças é fundamental. É importante na educação dos jovens que saibam que cada um tem um papel na sociedade e que nós temos que participar", ressalta o magistrado. "E esse movimento de ensinar o que são os tributos, mostrar que todo o poder público vive dos tributos e que se as pessoas pagarem os impostos irão ter uma escola melhor, uma justiça melhor e uma segurança. Então esse projeto é fundamental porque desperta essa consciência" complementa.
A cerimônia premiou alunos, professores e ainda contou com apresentações da Companhia de Dança Abambaé.
Conheça as instituições que participaram - QUADRO
- Escola Estadual Jardim De Allah
- Escola Municipal Luciana de Araújo
- Escola Estadual Professora Lelia Romanelli Olmos
- Escola Estadual Rachel Mello
- Escola Estadual Doutor Jose Brusque Filho
- Colégio Municipal Pelotense
- Escola Castro Alves
- Escola Estadual Doutor Francisco Simões
- Escola Municipal Bibiano de Almeida
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário